sexta-feira, 23 de março de 2007

Pan's Labyrinth


Realizada por Guillermo del Toro, esta produção consegue juntar dois temas completamente distintos: Fantasia e Política.

A acção decorre no final da Guerra Civil espanhola, em que decorrem confrontos entre os apoiantes do “Generalíssimo” Franco e elementos da resistência ao regime deste ditador.

Paralelamente, decorre uma história em que reinam a fantasia e a mitologia, que nos remete para cenários absolutamente fantásticos, e que ajudaram certamente, a que este fosse um dos grandes vencedores dos Óscars 2007, ao conseguir três estatuetas douradas (Caracterização, Direcção Artística e Cinematografia).

Na minha opinião, este não é 'apenas mais um' filme, mas também está algo longe de ser 'O' Filme (if you know what i mean..!) :)

NOTA 8

Sunshine


Pois é meus amigos, este Blog não serve apenas para terem opiniões de filmes que já podem ver nas salas de cinema mais perto de vocês, mas também para vos mostrar os bons (e maus) filmes que estão para vir.

Desta vez trago-vos "Sunshine" , mais um filme com um cenário apocaliptico.

O filme desenrola-se no futuro (cerca de 2050), e o sol começou a morrer, então cabe a um grupo de astronautas ir até ao sol para o "reanimar".

Até aqui nada que nós salta ao olho, mas heis que o director deste filme é nada mais nada menos que Danny Boyle, realizador de filmes como "Trainspotting" , "The Beach", "28 Days Later", entre outros. O seu nome por si só causou me muita curiosidade, e após ver o trailer fiquei com ideia de que é daqueles filmes para ver no cinema, não em casa. Por isso preparem as pipocas, e lá vamos nós até a sala mágica!

Trailer "Sunshine"

Children of Men


Que filmaço!!! Meus Srs. e minhas Sras. neste momento já é inegável, e inquestionável, o Clive Owen é o oficialmente o maior! Quanto á interpretação do eterno Michael Caine, "take a bow", como é possível que um "gentleman" consiga fazer o melhor papel de "ganzónias" dos últimos tempos, versatilidade meus amigos, versatilidade...
Falando agora do realizador Alfonso Cuarón, deixa-nos aqui mais uma delicia cinematográfica, na minha singela (como diria o Zé Cabra) opinião, desde logo o argumento, para quem gosta desta área da ficção do "What if?", até provoca suores frios de tão bom,
” Como seria o mundo se as mulheres não pudessem ter mais filhos?”, dá que pensar! Os planos e os "travellings" da camera são qualquer coisa de excepcional, os cenários fantásticos..... Sinceramente este filme só peca pelo final... que não vou revelar para quem ainda não viu! No entanto, conselho de amigo, vão já alugar este filme, JÁ!!!

NOTA 8

quarta-feira, 21 de março de 2007

Hard Candy

São filmes como estes que provam que não é preciso grandes orçamentos nem grandes nomes do ramo para fazer grandes filmes.
Hard Candy é um thriller que nos conta a historia de Hayley (Ellen Page), uma rapariga de 14 anos que encontra um "galã" de 32 anos na internet. Até aqui nada de especial, podia ser um qualquer filme acerca de pedófilia, mas ao longo do filme perdemos a noção de quem é a vítima e quem é o criminoso, acabando por perceber que não existe nenhum criminoso nem nenhuma vitima, mas ambos são vítimas e crimonosos. Um filme com muito poucas personagens, desenrola-se apenas numa casa (lembrando o "Phone Booth").
Quanto a direcção do filme (a cargo de David Slade) está bastante boa (bom jogo de cores), apesar de o filme não apresentar grandes obstáculos.

NOTA 4

Little Miss Sunshine


Quando estava a ver este filme no cinema, senti-me como se estivesse sentado no meu sofá a ver um daqueles "maravilhosos" filmes que passam ao Domingo à tarde na televisão pública. Não, as cadeiras do cinema não eram assim tão confortáveis, o argumento do filme é que me pareceu um tanto ou quanto básico. Já viram algum daqueles filmes em que uma familia feliz vai de férias, e lhes acontece todo o tipo de peripécias? Pronto. É isso. É um filme em que é feita uma crítica à sociedade, nomeadamente aos índividuos que colocam o sucesso profissional à frente dos interesses e da felicidade da própria família, mas que a meu ver, vale sobretudo pelo papel desempenhado por Abigail Breslin (a pequena Olive, de 1,32m!), que se tornou com este filme (e diga-se de passagem, justamente!) a mais jovem actriz de sempre a ser nomeada para um Óscar.
Nota 6.

The Departed


Vamos lá então por isto a mexer! Pensei começar pelo “Grande” vencedor dos Óscares deste Ano, o “The Departed”, ora bem para quem não sabe este filme é um remake de um filme Oriental. Muito bem (Qual é o problema não é?), pois bem o cinema oriental é bastante diferente do cinema Americano, diferente, não é melhor nem pior, é diferente!!! DIFERENTE o caraças!!!!É pior, muito pior… O filme até não é mau de facto, pelo facto de estar americanizado, mas não é o melhor filme do ano nem nada que se pareça, muito menos é o melhor filme do Martin Scorcese, que, verdade seja dita, já merecia um Óscar, mas não era com este filme. Quanto ao filme em si penso mesmo a historia está demasiado esticada o que a torna de certa forma enfadonha, não é um filme que seja veja a qualquer altura pela sua extensão. O melhor aspecto deste filme são os sucessivos “twists” que resultam muito bem e até agarram o espectador até ao tão ansiado final, onde está a verdadeira surpresa!!

Não é o melhor de Scorcese, não é o melhor do ano e por isso leva

NOTA 6

segunda-feira, 19 de março de 2007

Post de abertura

Caros bloggers!!!

Neste blog pretendemos fazer criticas de todo o tipo de filmes, de qualquer género, não interessa, a unica exigencia que aqui se faz é que quem fizer "posts" aqui tem que ser amante de cinema!
Assim sendo, desejo-vos bons filmes e boas criticas!!