« Home | Nosferatu, F.W Murnau, e o expressionismo alemão d... » | Scarface » | The Prestige » | The Shining » | The Pursuit of Happyness » | Pan's Labyrinth » | Sunshine » | Children of Men » | Hard Candy » | Little Miss Sunshine »

Babel

Iñárritu dá-nos mais uma vez, um filme em forma de puzzle á semelhança do que já tinha feito em “21 Gramas” e “Amor Cão”, mas desta vez á escala global. Para isso dá-nos quatro histórias aparentemente diferentes que convergem num ponto, numa arma, e revela uma história complexa e trágica de vidas da humanidade em todo o mundo, tentando transmitir a mensagem de como nós não estamos assim tão distantes apesar das superficiais diferenças culturais e comunicacionais. Em Marrocos, um casal americano tenta dar novo alento ao seu relacionamento, procurando estar sós, deixam os seus filhos com a ama nos Estados Unidos. Um pastor marroquino compra uma arma aos seus filhos para que possam manter os coiotes longe de seu rebanho. Uma menina surda-muda no Japão que trata da rejeição, da morte da mãe, da distância emocional do pai, da sua própria auto-consciência no mundo moderno e metropolitano de Tokyo. Do lado oposto a ama mexicana leva os dois filhos do casal americano em Marrocos para poder ir ao casamento do seu filho numa pequena vila no México, onde ainda não chegou o séc. XXI. As peças estão no tabuleiro, agora para perceber como todas estas histórias se juntam para dar aos espectadores uma forte lição só mesmo vendo o filme. Mais uma obra-prima com a assinatura de um grande realizador.

NOTA 7

Pois, resumindo, um filme muito semelhante em determinados aspectos a nível do argumento com "Crash" (que venceu merecidamente o Oscar de Melhor Filme no ano passado), nomeadamente pelo facto de várias histórias paralelas acabarem por se cruzar ao longo do filme, mas, na minha opinião, este é bastante mais fraco, embora fosse provavelmente um vencedor mais justo do Oscar para melhor filme do ano, do que foi Departed.

dos 3 filmes do iñarritu axo este o mais fraco... nalguns momentos torna-se um pouko entediante e uma ou outra personagen sao um pouko desperdicadas... a cate blanchet e o gael mais propriamente.. sem duvida para mim 21 grams é superior. nao deixa de ser um bom filme mas confesso k fikei um pouko á espera de mais depois do ultimo dele. em relacao a ser parecido com o crash penso nao ter nada haver a nao ser mesmo por esse aspecto de varias historias akabarem por se juntar.. crash, nao axei nada de especial. algumas personagens esterotipadissimas e a realizacao nao e nada de fenomenal.. (alem de nao nos dizer nada de novo). filme independente onde varias historias se cruzam so me vem uma palavra a cabeca: magnolia. esse sim, no meu gosto pessoal, uma obra prima do cinema e um favorito.

Enviar um comentário