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Nosferatu, F.W Murnau, e o expressionismo alemão dos anos 20


Bem,como grande fanático de filmes de terror resolvi recuar no tempo,mais exactamente a 1920 quando "Nosferatu" de F.W Murnau foi feito para falarvos um pouco de como este filme,principalmente este filme,influenciou muitos outros clássicos do terror que viriam anos depois. "Nosferatu" foi o primeiro grande filme de terror,nesta altura os filmes eram mudos claro,mas isso não impedia de causar os típicos arrepios na espinha que ainda hoje sentimos (ás veeeezes...). Claro que a nossa geração não está habituada a filmes antigos muito menos quando são mudos,e custa-nos a compreender que o que nos parece óbvio actualmente á 80 anos atrás não era nada óbvio,era uma novidade,portanto há que ter um pouco de mente aberta nesta matéria.F.W Murnau foi um realizador alemão que estudou filosofia e história da arte,escusado será dizer que estes dois aspectos mais tarde se iam reflectir nas suas películas.Inicialmente o filme não era para se chamar assim, mas Murnau não conseguiu os direitos do filme e então mudou o nome do filme e das personagens,ou seja, o filme passou a chamar-se Nosferatu, e o conde Dracula passou a chamar-se Conde Orlock. Murnau foi um dos pioneiros do expressionismo alemão dos anos 20,bem como Fritz Lang que fez filmes que vao perdurar para sempre como "Metropolis" ou "As três luzes", ou como S.M Einsestein que fez obras onde o simbolismo e o expressionismo se juntavam criando filmes como "Outubro" que celebravam o final dos 10 anos da revolução Russa, ou o "Acouraçado Potenkim" que também tratava da revolução russa e a invasão ao porto de Odessa na Ucrãnia.Todos estes realizadores têm algo em comum: todos transmitiram mensagens importantes através do cinema,e todos simplificavam a realidade de modo a que fosse explícito para o público. A verdade é que os franceses inventaram o cinema,mas foram os alemães que mais se destacaram. Voltando agora um pouco ao filme de Murnau, como nesta altura não havia som os actores tinham que ser o mais expressivos que pudessem,e a maquilhagem também ajudava muito. O actor que interpretava Nosferatu era Max Schreck,um desconhecido na altura mas que acabou por ficar para sempre recordado pelo seu papel neste filme, Schreck absorveu completamente a personagem "Nosferatu", deixou-se envolver num processo que ainda hoje é utilizado que é o de "ser" essa personagem constantemente até que o filme acaba-se de ser rodado, e os resultados estão á vista, com uma caracterização excelente Schreck em colaboração com Murnau fizeram com que a personagem Nosferatu ficasse para sempre recordada na história do cinema,e os motivos sao simples: Personagens completamente devotos ao seu papel e a influência da pintura no cinema,que se reflecte nos locais onde o filme foi rodado ( foi rodado em pequenas vilas de toda a alemanha).A influência na pintura é algo importantissimo no cinema, e a maioria das pessoas não se apercebe disso. Stanley Kubrick também foi um influenciado pela pintura e isso nota-se em "Barry Lyndon" onde ele cria todo um ambiente de aristocracia baseado nos pintores expressionistas do século XVII. Outra introdução no filme de Murnau foi a importância da sombra,e quem já viu o filme sabe a que me refiro, naqueles anos não havia nada mais arrepiante que um personagem com unhas de 20 cm em cada mão,cor de pele branca,orelhas pontiagudas e 2 dentes afiados á frente a reflectir a sua sombra na parede enquanto procurava a sua próxima vítima. "Nosferatu" é um clássico do cinema de terror e não só, aprende-se muita coisa vendo este filme mesmo que seja mudo e que estejamos a apanhar uma grande seca por não ouvirmos uma única fala, mas é uma fonte de inspiração para filmes que mais tarde iam ser feitos. A importância do expressionismo no cinema foi algo tão simples e criou tanto impacto que nunca vai ser esquecido em tempos futuros,bem como "Nosferatu" e bem como o grande pioneiro Frederick Willem Murnau. Claro que para algumas pessoas é dificil tar a ver um filme destes sem pensar "fogo isto é tão óbvio", mas o óbvio influenciou dezenas de realizadores, e o óbvio influenciou dezenas de filmes, e sem isso não estariamos hoje a ver o nosso filme de terror preferido.....certo? :)

NOTA 10

Esse é o verdadeiro nosferatu! E o nosferatu que está na base de todas as adaptaçoes posteriores, e é um autentico soco no estomago! E pesado, (nunca consegui ver tudo, só mesmo uns minutos, eheh)! E um filme dificil de se conseguir ver, devido á densidade do ambiente e da atmosfera que foram criados! Isto deve-se muito ao facto de ser um filme mudo, também de as técnicas da altura serem mais rudimentares (o que torna o filme muito "cru") e por último também devido ao contexto em que foi feito, no qual o expressionismo alemão estava em voga. O expressionismo era caracterizado essencialmente, pela EXPRESSAO (daí o nome), por cores que transmitiam sensações intensas, (de algum modo negativas que mexiam com o espectador) e essencialmente por uma estética do grotesco. Notamos isto claramente neste filme e também na pintura da altura (que andava de mãos dadas com o cinema) por exemplo nos grupos alemães Die Brucke, ou Der Blaue Reiter.

Não dou nota ao filme! Só depois de arranjar estomago para o ver todo! eheh

uma nota, penso que ha duas ou tres versoes do filme com diferente banda sonora.. falando da que vi, tem uma banda sonora especie classica electronica de terror rudimentar.. ao inicio e muito giro mas no final do filme os meus ouvidos ja gritavam para o ruido parar.. e realmente um aspecto negativo mas que tem boa solucao: tirem o som. de resto é-me dificil dar nota a um filme tao antigo por razoes obvias.. posso dizer que nao faz muito o meu genero mas para a altura penso que foi realmente algo fantastico de se ver.

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